ação catalítica - Definition. Was ist ação catalítica
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist ação catalítica - definition

Reformação catalítica

Ação (arma de fogo)         
É O TIPO DE MECANISMO DE ACIONAMENTO DAS ARMAS DE FOGO
Ação (movimento); Ação Martini
Ação nas armas de fogo é o tipo de ação mecânica responsável pela ativação do sistema de disparo e/ou ciclo de municiamento.
Ação penal         
Ação penal é a atividade que impulsiona a jurisdição penal, sendo ela pública. A jurisdição em atividade também é ação, ação judiciária.
Ação revisional de contrato         
Ação revisional de contrato é um tipo de demanda judicial por meio da qual o autor busca revisar determinadas cláusulas de um contrato.

Wikipedia

Reforma catalítica

Reformação catalítica, reformação de hidrogênio ou oxidação catalítica, é um método de produzir hidrogênio a partir de hidrocarbonetos. Em uma escala industrial, é o método dominante para produzir o elemento. Unidades de reformação catalítica de baixa escala estão atualmente sujeitas a pesquisas científicas, como forma de prover hidrogênio para células combustível.

A reforma catalítica é um processo químico utilizado no refino do petróleo. É fundamental na produção de gasolina. Seu objetivo é aumentar a octanagem da nafta pesada obtida na destilação atmosférica do petróleo cru. Isto se consegue mediante a transformação de hidrocarbonetos parafínicos e naftênicos em isoparafínicos e aromáticos. Estas reações produzem também hidrogênio, um subproduto valioso que se aproveita em outros processos de refino.

Para isto, se utilizam altas temperaturas (490-530 °C), pressões moderadas (10-25 bar) e catalisadores sólidos de platina e outros metais nobres apoiados sobre alumina.

Este processo é levado a cabo em unidades projetadas para este efeito e que com frequência adotam nomes registrados. O de uso mais extensivo é o Platforming, cuja licença pertence à UOP (Universal Oil Products), empresa estadunidense que iniciou a sua comercialização em 1949. Outras empresas de engenharia também licenciam este processo (p.ex. o antigo Instituto Francês de Petróleo, que agora se chama Axens) e algumas das grandes empresas de petróleo dispõem de projetos próprios.